Cuidados com a sua joia
MATERIAIS UTILIZADOS E CUIDADOS COM AS SUAS JOIAS
Para manter suas joias lindas e bem cuidadas é necessário conhecer os materiais usados e saber como limpar e cuidar delas. Veja algumas dicas e curiosidades para que você possa manter suas peças como novas por mais tempo.
Ouro Amarelo
– O Ouro puro é muito maleável e arranha com muita facilidade. Por isso, são adicionadas outras ligas que lhe proporcionam melhor dureza.
Por conta dos 25% de outras ligas, o ouro pode apresentar uma infinidade de tons, dependendo dos metais usados em sua composição. As cores mais clássicas são o amarelo, o branco e o rosa.
O ouro pode ser arranhado por pedras preciosas e inclusive por outros metais, o que é natural, por isso é importante ter cuidado e guardar as peças separadas umas das outras.
Recomendamos a limpeza de suas joias de ouro apenas com uma flanela macia e seca. Caso seja necessário, oferecemos serviço profissional para a limpeza de sua joia, fazendo com que volte a ter cara de nova.
Você sabe o que significa o “18k” e o “750”?
A composição mais usual do ouro usada no Brasil é o 18k, também conhecido como ouro 750. Tecnicamente, isso representa 75% de ouro puro e 25% de outras ligas. O ouro 18k possui 18 partes de ouro 24k (o ouro puro), no caso 18/24 = ¾ = 75% de ouro puro. Para 1000 partes de ouro, teríamos 750 de ouro puro, daí vem o famoso 750.
No Brasil, a forma mais comum de testar a pureza do ouro é com “água de teste”, também conhecida como “água régia” que é uma mistura de ácido nítrico com ácido clorídrico. Quando a água de teste não queima o metal este é considerado ouro 18k.
Ouro Branco
– A cor do ouro branco que você vê nas vitrines das lojas, é na verdade a cor de um metal ainda mais raro que o ouro chamado Ródio. O ouro sem a camada de ródio, é um tom amarelo esbranquiçado. O Ródio é extremamente brilhante e por isso usado no acabamento das joias em ouro branco. Essa camada é superficial e sai com polimento, mas também sai naturalmente com o tempo.
Se uma peça de ouro branco sofrer um arranhão ou começar a “perder” o tom de branco, a reparação envolve não apenas polimento, mas também um novo banho de ródio.
A limpeza em casa deve ser feita apenas com uma flanela macia e seca. Recomendamos que seja feita manutenção periódica nas peças, a fim de restaurar suas características originais.
Diamantes
– Para que o Diamante exiba todo o seu brilho, é importante que ele esteja sempre limpo. Como a utilização no dia a dia, é comum que uma camada de sujeira, gordura, suor, hidratante, protetor solar cubra toda a pedra, principalmente na parte de trás dela que é menos acessível.
A melhor maneira de limpar o seu diamante é com água e um pouco de detergente, usando uma escova de dentes de cerdas macias. Não se esqueça de tampar o ralo da pia antes de começar a limpeza de qualquer joia!
O diamante é o material mais duro conhecido, o que significa que ele tem a capacidade de arranhar qualquer outro material. Por isso é importante não guardar joias juntas umas das outras. Lembrando que ser duro não significa que não quebra, diamantes podem quebrar sim, pois a dureza se refere à capacidade de arranhar outro material. O que define a resistência de um material a quebra é a tenacidade que já é uma outra característica.
Pérolas, madrepérolas e corais
– Essas gemas orgânicas são porosas e sensíveis a ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias. Portanto, evite que esses produtos entrem em contato com a peça.
Após o uso de joias com essas gemas, deve-se passar uma flanela macia umedecida com água para preservar o brilho e para retirar o resíduo de cremes, suor da pele ou maquiagem.
Não use joias com pérolas, madrepérolas e corais em piscinas, praia ou no banho, pois o cloro, o sal e o vapor d’água são prejudiciais à sua estrutura.
De tempos em tempos, refie os colares e pulseiras de pérola com nó, prolongando a vida útil das pérolas, uma vez que se evita o contato e atrito de uma com a outra.
Não exponha as gemas orgânicas ao calor do secador de cabelos, pois ele pode provocar rachaduras em suas superfícies.
Coleção Olho Grego
As peças da Coleção Olho Grego são feitas de pedras naturais lapidas de forma especial para compor o Olho. O Olho é formado por duas pedras que são coladas com uma cola especial de alta resistência mas que exige cuidados. Por haver cola não recomendamos que a peça seja aquecida a temperaturas muito altas e também não deve ser exposta a fontes de calor como secadores de cabelo. A melhor maneira de limpar a sua joia de Olho Grego é com água e um pouco de detergente, usando uma escova de dentes de cerdas macias.
Prata Edu Rizzo
– Pesquisamos e testamos por anos diversas ligas usadas em metais e após diversas combinações, escolhemos a ideal para atender nossos clientes com um produto de alta qualidade. Fizemos baterias de testes para que tivéssemos uma prata mais resistente à oxidação e que ao mesmo tempo apresentasse características superiores em relação a brilho, tom, com maior durabilidade e acabamento ideias.
Identificamos também que muitas pessoas que acreditavam ser alérgicas a prata, na verdade tinham problemas com a concentração de cobre presente na liga 925 conhecida mundialmente como Sterling Silver. Esta liga oxida a prata mais facilmente, fazendo com que a pessoa tivesse contato com o óxido de cobre, que dava a alergia. Com muito estudo e pesquisa, reduzimos a concentração de cobre da nossa liga, tornando nossa prata hipoalergênica.
Mesmo com todo o cuidado e tecnologia disponível para ligas especiais, mesmo a prata 1000, pura, irá oxidar com o tempo. Esse fenômeno é natural e cria uma superfície fina em volta da peça, tirando seu brilho e dando o tom escuro que vocês já devem ter visto. Isso não é um defeito, nem demonstra baixa qualidade do material, é apenas um sinal de que a peça precisa apenas de limpeza adequada.
Para prolongar o brilho, evite contato com água sanitária, perfumes, cloro, enxofre, laquê, cosméticos, bronzeadores, água do mar e piscina.